google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA
 

O que fazer quando se perde a carteira de motorista?

Ser impedido de dirigir é, sem dúvida, um transtorno que representa um grande custo material, físico e emocional. O que fazer quando se perde carteira de motorista, portanto, é a dúvida que surge quando um processo de perda de pontos termina com a cassação da CNH.

Esse é um assunto que deve ser tratado com bastante cuidado, já que há nuances a serem consideradas e até as recentes modificações propostas pelo governo. Sendo assim, fique por aqui e saiba como proceder nesse momento tão difícil.


O que significa a perda de pontos na habilitação?

O que fazer quando se perde a carteira de motorista
O que fazer quando se perde a carteira de motorista

Desde a implementação do Código de Trânsito Brasileiro em 1997, foi instituído o sistema de pontos para determinar se um condutor está ou não se comportando bem ao volante. Desde então, permanece a quantidade máxima de 20 pontos, que são imputados no número do documento do motorista infrator.

Cada tipo de infração de trânsito, por sua vez, é segmentada em três categorias, cada uma delas com uma quantidade de pontos a ser contada conforme o CTB:

  • Leve - 3 pontos;

  • Média - 4 pontos;

  • Grave - 5 pontos:

  • Gravíssima - 7 pontos.

Assim, se você cometer duas infrações gravíssimas (14 pontos) e duas leves (6 pontos) completará então 20 pontos no seu prontuário. Isso gera um processo de suspensão da habilitação, que consiste na perda do direito de dirigir por até um ano.


O que fazer quando se perde a carteira de motorista por esquecimento?


Por outro lado, pode ser que você queira apenas saber o que fazer quando se perde a carteira de motorista por descuido ou mesmo por furto. Nesse caso, além de uma boa busca nos lugares em que você esteve até se dar conta de que o documento tinha se perdido, o ideal é registrar um Boletim de Ocorrência. Dessa forma, se alguém tentar usar sua CNH de má fé, você terá o respaldo necessário para provar sua inocência.


Qual a diferença entre suspensão e cassação?


A perda da carteira de habilitação pode ocorrer, como vimos, pelo acúmulo de pontos, levando à suspensão. Contudo, existe uma outra possibilidade de vir a ter o direito de dirigir cancelado, que é a cassação da CNH.

Diferentemente da suspensão, a cassação faz com que sua carteira seja definitivamente eliminada do Renach, o Registro Nacional de Condutores Habilitados. Depois de consumada, o infrator ainda deve cumprir suspensão, fazer um Curso de Reciclagem (CRCI) e depois passar por um novo curso de formação de condutores.

Carteira de motorista remunerada perde ponto?


Os motoristas que exercem atividade remunerada registrada em CNH devem ficar ainda mais atentos. Afinal, eles precisam manter o direito de dirigir para prover seu sustento e/ou de seus familiares. Sendo assim, vale consultar periodicamente o site do Detran-RJ para saber quanto pontos se tem acumulados.

Caso haja multas aplicadas, procure saber se elas ainda estão no prazo válido para a interposição de recurso. Quanto antes agir, melhor.

Por isso, digo sempre aos meus alunos que a questão não é tanto o que fazer quando se perde a carteira de motorista mas o que fazer para evitar que se chegue a esse ponto. Seja um condutor Padrão e evite a perda do seu direito de ir e vir

Fique bem informado! Veja agora tudo que precisa saber sobre pontos na carteira de habilitação!