google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA
 

Saiba como baixar carteira de motorista no celular!

Nossos smartphones são verdadeiros companheiros inseparáveis, não? Por isso, as pessoas que dirigem precisam, cedo ou tarde, saber como baixar carteira de motorista no celular. A propósito, a versão eletrônica da CNH é bastante recente, embora já seja aceita em todos os estados brasileiros.

Talvez por isso existam tantos motoristas que ainda não saibam que é possível ter o documento de habilitação no formato digital. Entre as vantagens desse modelo, estão a facilidade em carregar, já que dispensa espaço físico, maior mobilidade e menos riscos de extravio.

Quer saber mais sobre a carteira de habilitação digital? Então, vamos em frente!


O que é a CNH digital

Como baixar carteira de motorista no celular
Como baixar carteira de motorista no celular

Instituída pela Portaria Nº 1.657, de 27 de Dezembro De 2018, a CNH digital parte da Resolução CONTRAN nº 684, de 25 de julho de 2017. É nela que fica autorizada a expedição da carteira de motorista em formato eletrônico.

Dessa forma, trata-se de um documento válido em território nacional, desde que seja aceito pela autoridade de trânsito local. Hoje, todos as UF do Brasil aceitam a CNH eletrônica, embora alguns ainda não tenham validado o CRLV digital. O importante é saber como baixar carteira de motorista no celular para poder dirigir tranquilo.

A propósito, já que falamos nele, junto à carteira de motorista, também foi instituído o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em versão eletrônica. Ou seja, além do documento pessoal, o condutor também tem, hoje, a facilidade de portar consigo os papéis de seu veículo em formato virtual. Por isso, vale atentar para os estados em que ele ainda não é aceito:

  • Pará;

  • Paraíba;

  • Piauí;

  • Rio Grande do Norte;

  • São Paulo;

  • Tocantins.

Não menos importante, vale ressaltar que a CNH e o CRLV digitais têm a mesma validade do documento em papel. Ou seja, se requisitado por autoridade de trânsito, o motorista deverá apresentá-lo na forma prevista em lei, que é via aplicativo.


Como baixar carteira de motorista no celular


A nova carteira de motorista eletrônica, chamada pelo SERPRO de Carteira Digital de Trânsito (CDT), apresenta, além dos dados da versão em papel, outras informações relevantes. Uma delas é o aviso de recall, direcionado a proprietários de veículos que venham a ser submetidos a esse tipo de revisão por parte da montadora.

Para ter acesso à CNHe, é necessário fazer o download do aplicativo, disponível em versões para Android e iOS. Não é necessário nenhum tipo de pré-cadastro, bastando apenas acessar a página correspondente à versão da CDT do Serpro.

Aplicativo para baixar carteira de habilitação no celular


Pode ser que, ao buscar diretamente no Google Play ou Apple Store você não encontre rapidamente a versão correta da CNH eletrônica. Tenha cuidado, já que existe uma infinidade de apps com nomes parecidos, o que pode induzir você a baixar o app errado.

Sendo assim, o ideal é buscar diretamente no site do SERPRO, o Serviço Federal de Processamento de Dados, pela versão compatível com seu dispositivo.

Então, ficou 100% esclarecido para você como baixar carteira de motorista no celular? Espero que sim!

E se você ainda não tem a sua carteira de motorista, venha ser Padrão. Agende on-line sua matrícula com total segurança e praticidade!