google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA
 

Auto escola para quem tem medo de dirigir é igual às outras?

Responda com sinceridade: você tem receio de pegar no volante? Pois saiba que uma auto escola para quem tem medo de dirigir é a melhor solução para superar essa fobia, que, por sinal, atinge mais de 2 milhões de brasileiros.

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABMT), desse contingente, 80% são mulheres. São também pessoas que desenvolvem o medo de dirigir por ter passado por traumas de infância, estresse ou simplesmente por temor em errar e fracassar.

Se você quer entrar em 2020 com o pé direito no acelerador sem esquecer do freio e sem medo de dirigir, vem comigo. Vamos falar sobre esse sentimento tão comum e perfeitamente superável com apoio e atenção.


O que é o medo de dirigir?

Também conhecido como amaxofobia, o medo de dirigir é um distúrbio no qual a pessoa não consegue se sentir tranquila ou capaz de guiar um veículo automotor. Existem até casos de motoristas habilitados mas que, por terem essa fobia, simplesmente deixaram de dirigir.

Embora o medo, como destacamos logo no começo, seja uma reação normal e protetora, com os amaxofóbicos ele se manifesta até em situações nas quais não há riscos. Essa é a diferença entre pessoas que têm medo, mas ainda assim conseguem dirigir sem problemas, das que tem medo de dirigir irracional.

Dessa forma, a amaxofobia representa um problema sério, pois restringe até mesmo a liberdade de ir e vir e até possibilidades de trabalho. Portanto, uma pessoa que limita seus próprios direitos em função de um temor sem qualquer fundamento deve ser acompanhada e receber cuidados.


Existe cura ou tratamento?


Como todo distúrbio psicológico, a amaxofobia é tratável e pode ser eliminada com sessões de terapia. A abordagem de um profissional ajuda muito porque cada caso é um caso, ou seja, os motivos para uma pessoa ter medo de dirigir podem variar. Logo, é preciso identificar a origem do medo de forma individualizada. Nenhuma delas é 100% igual à outra.

Nesse sentido, uma auto escola para quem tem medo de dirigir é também a solução indicada, desde que seus profissionais tenham preparo para lidar com quem tem amaxofobia. Sendo pessoas mais sensíveis, é necessário ter um pouco mais de cuidado para que o processo de aprendizagem siga no ritmo adequado.


Como escolher uma auto escola para quem tem medo de dirigir no RJ?


Além de profissionais qualificados, a escolha de uma auto escola para quem tem medo de dirigir deve ser orientada por critérios como reputação e, claro, o custo-benefício. Afinal, há estabelecimentos que acabam por cobrar mais caro apenas por ensinar pessoas com amaxofobia a dirigir.

Para o CEFAC Padrão, a pessoa que tem esse tipo de insegurança não representa um custo a mais. Por isso, os valores que cobramos pelos serviços são os mesmos, independente do aluno ter ou não amaxofobia.

Assim sendo, conte com a gente se você estiver em busca de uma auto escola para quem tem medo de dirigir. E, lembre-se: não há nada que não possa ser superado com paciência, dedicação e amparo profissional.

Agende online sua matrícula e venha ser Padrão!