google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA
 

Carteira de motorista para Uber: vale a pena investir?

A carteira de motorista para Uber é a chance que os cariocas em busca de recolocação têm para escapar do desemprego. Enquanto no Brasil a taxa de desocupação vem lentamente diminuindo, no Rio a tendência é oposta.

De acordo com o IBGE, no trimestre que vai de abril a junho de 2019, o índice de desemprego na capital fluminense ficou em 12,6%, enquanto a taxa nacional caiu para 11,8%.

Muitos dos alunos que se matriculam aqui na Padrão têm chegado com dúvidas sobre os procedimentos para se habilitar tendo em vista o exercício da profissão de motorista. Por isso, vou esclarecer alguns dos pontos mais importantes a respeito desse assunto desde já. Vem comigo que no caminho te explico!


Quanto tempo de carteira de motorista para Uber?

Carteira de motorista para Uber
Carteira de motorista para Uber

A primeira dúvida que me chega de alunos que planejam dirigir Uber é sobre o tipo de CNH permitida. É aqui que você precisa ter cuidado e avaliar bem as suas possibilidades, já que o Uber exige CNH definitiva, sendo proibida a PPD, a Permissão Para Dirigir.

Para obter a CNH definitiva, é preciso se habilitar na categoria B e, após um ano, ter acumulados no máximo 4 pontos em infrações. Isso dá uma infração leve (1 ponto) e uma média (3 pontos) ou uma grave (4 pontos).

“Ah Robson, então se eu quiser dirigir Uber antes disso não poderei incluir atividade remunerada (EAR) na carteira?”. Essa é uma ótima pergunta, afinal, o Detran-RJ só permite que se inclua EAR na habilitação definitiva. Por isso, conforme o próprio Uber determina em seu site (pelo menos até setembro de 2019) é necessário ter pelo menos um ano de habilitado.


Dirigir Uber é uma boa alternativa para o desemprego?


Bem, já essa pergunta é um pouco mais difícil de responder, afinal, cada um conhece suas próprias urgências e necessidades. A questão aqui é mais de planejamento mesmo, já que para quem não tem CNH, será preciso aguardar pelo menos um ano até conseguir a habilitação definitiva.

Por isso, se você tem muita urgência e precisa de emprego para já, então o Uber não será uma alternativa. Mas, se você conseguir segurar as pontas pelo período que vai da matrícula na autoescola até a obtenção da CNH definitiva, então a carteira de motorista para Uber vai te ajudar a sair do sufoco.


Como tirar carteira de motorista para Uber?


Para tirar a habilitação e dirigir Uber, o processo é igual ao de condutores que não vão exercer atividade remunerada. Quer dizer que você terá que pagar o DUDA de primeira habilitação, no valor de R$ 289,36 e o exame médico, que custa R$ 87,50.

Na hora de pagar o exame médico ou na hora de passar para a CNH definitiva, é preciso ainda declarar que pretende exerce atividade remunerada para a inclusão no documento de habilitação.

Então, ficou mais claro para você o que fazer para garantir um lugar ao sol e um trabalho relativamente estável como motorista? A carteira de motorista para Uber pode ser a solução mais garantida para quem tem dificuldade de conseguir emprego, desde que sejam avaliadas com cuidado as exigências e o investimento necessário, tá bom?