google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA
 

Carteira de motorista tem validade? Veja o que deve mudar!

Todo motorista habilitado deve ficar atento ao prazo para renovação de sua CNH. Afinal, carteira de motorista tem validade, como qualquer documento que necessita de reavaliações periódicas para controle.

Dessa forma, quando o documento estiver prestes a vencer, o condutor deve adotar as medidas necessárias para manter o seu direito a dirigir. Isso inclui pagar o DUDA de renovação, agenda o exame médico no Detran e, se tudo estiver ok, receber o novo documento.

Contudo, uma nova medida governamental deve mudar um pouco o atual estado de coisas. É por isso que quero te convidar a continuar na leitura, afinal, esse é um assunto que afeta a todos nós, seja na condição de motorista, seja na de pedestre.


Carteira de motorista tem validade de quantos anos?

Carteira de motorista tem validade?
Carteira de motorista tem validade?

A CNH definitiva, hoje, é válida por 5 anos. Esse prazo passa a contar depois que o condutor passa pelo primeiro ano com a CNH provisória. Se nesse período inicial ele não somar mais de 4 pontos em multas, poderá renovar o documento, contando o prazo de 5 anos até a sua expiração.

A exceção fica por conta dos motoristas maiores de 65 anos, que, quando portadores da CNh definitiva, precisam renová-la a cada 3 anos, em vez dos 5 concedidos aos demais condutores. Portanto, para idosos, carteira de motorista tem validade consideravelmente menor.

Há quem considere esse prazo curto demais, enquanto outros acham que a carteira de motorista deveria se vitalícia. Seja como for, a regra atual deve mudar, em virtude de uma Medida Provisória (MP) a ser encaminhada pelo atual presidente da República, Jair Bolsonaro.


O que mudará com a MP que aumenta a validade?


Na verdade, como você deve ter visto anteriormente aqui no blog da Padrão, o chefe do Executivo tem tomado diversas medidas que afetam os motoristas brasileiros. Depois de anunciar o cancelamento da instalação de mais de 8 mil radares eletrônicos, agora o ex-capitão do Exército anuncia que dobrará o prazo da validade da CNH.

Portanto, os atuais 5 anos deverão ser estendidos para 10, mesmo prazo de validade do passaporte, por exemplo.


Prazo maior é bom ou ruim?


Segundo Jair Bolsonaro, existe uma indústria que se beneficia da aplicação de multas e se serviços ligados à habilitação. Nesse aspecto vale destacar que há também uma proposta para aumentar o número de pontos máximo para ter a carteira suspensa. Ou seja, mais uma medida governamental que deverá facilitar a vida dos motoristas brasileiros.

Embora não se possa dizer com segurança os efeitos do aumento no prazo de validade na habilitação, o certo é que os órgãos de trânsito deverão arrecadar menos. Sendo assim, é possível que seja modificado algum aspecto dos cursos de formação, que poderão tornar-se mais rigorosos.

Seja como for, a carteira de motorista tem validade e assim permanecerá. A diferença é que, sendo maior, é possível que o número de condutores com pouca prática nas ruas aumente. A solução, nesse caso, é procurar por aulas de reforço em um Centro Especializado de Formação e Aperfeiçoamento de Condutores, o CEFAC Padrão.

Continue com a gente, veja agora as novidades a respeito dos radares eletrônicos!