google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA
 

Como funciona as aulas teóricas da auto escola?

Tirar uma CNH requer uma certa disponibilidade de tempo. Por isso, não são poucas as mensagens que recebemos diariamente perguntando como funciona as aulas teóricas da auto escola. Nada mais justo, já que essa é uma das etapas do Curso de Formação de Condutores (CFC) mais extensas em termos de carga horária.

Para tirar suas dúvidas a respeito das aulas em sala, vou destacar nos próximos tópicos o que você precisa saber sobre a parte teórica do curso e o que fazer depois que elas terminam. Boa leitura!


O que são aulas teóricas?

Como funciona as aulas teóricas da auto escola?
Como funciona as aulas teóricas da auto escola?

Também chamado de curso teórico, consiste na parte do CFC em que o aluno assiste aulas nas quais são lecionadas as disciplinas básicas para a formação de um motorista.

Ela funciona como um curso complementar e indispensável para que o futuro condutor conheça os elementos envolvidos no trânsito.

É por isso, inclusive, que se exige que o candidato a motorista seja alfabetizado e maior de idade.

O trânsito é um conjunto de regras, sinais, convenções e comportamentos que regulam o seu fluxo.

Sem esses elementos, as vias públicas seriam caóticas e o risco de acidentes iminente. Até mesmo em países como a Índia, em que as leis de trânsito são frágeis, existe toda uma legislação a ser observada.


O que se aprende nas aulas teóricas da auto escola?


Na prática, saber como funciona as aulas teóricas da auto escola implica saber como o DENATRAN determina que essa etapa do CFC seja estruturada.

Sendo assim, deve-se observar que existe toda uma carga horária obrigatória a ser respeitada, subdividida nas disciplinas sobre trânsito da seguinte forma:

  • Legislação de Trânsito - 18 horas/aula;

  • Direção Defensiva - 16 horas/aula;

  • Noções de Primeiros Socorros - 4 horas/aula;

  • Noções de Meio Ambiente e Cidadania - 4 horas/aula;

  • Noções de Mecânica - 3 horas/aula.

TOTAL: 45 horas/aula

Repare que a quantidade de horas por disciplina é proporcional à relevância e impacto que ela terá no dia a dia do futuro condutor.

Também se relaciona com a própria quantidade de conteúdo a ser assimilado. Por isso, é necessário levar os estudos a sério para garantir a aprovação e a emissão da LADV, a Licença para Aprendizagem de Direção Veicular.

Vale destacar, ainda, que a presença nas aulas teóricas é rigorosamente cobrada.

Para garantir que o aluno matriculado de fato está frequentando as aulas, é usada biometria (impressão digital). Isso impede que ele envie outra pessoa em seu lugar ou tente burlar o controle de presença.

É bom para o aluno, porque evita que ele gaste seu dinheiro em vão, bom para a auto escola e, principalmente, bom para o trânsito, que terá assim um motorista mais consciente.


Terminei as aulas teóricas e agora?


Cumprida a carga horária, é agendada junto ao Detran a prova final, na qual será avaliado se o aluno de fato assimilou os conteúdos.

Nela você deverá responder 30 questões de múltipla escolha. Dessas perguntas:

  • 12 são de legislação;

  • 10 de direção defensiva;

  • 3 de primeiros socorros;

  • 3 de cidadania e meio ambiente:

  • 2 de mecânica básica.

Para ser aprovado, o candidato deve acertar, no mínimo, 70% das questões, o que corresponde a 21 perguntas. Para tanto, você terá 1 hora para completar a prova e registrar suas respostas.

Se aprovado, estará apto para começar as aulas práticas, com 20 treinos obrigatórios até a marcação do exame final. Se reprovado na prova teórica, terá que aguardar 15 dias para marcar um novo exame.

E aí, ficou claro para você como funciona as aulas teóricas da auto escola? Aqui na Padrão, nós temos método de ensino diferenciado que aumenta as chances de aprovação. Não surpreende, portanto, que alguns de nossos alunos tenham gabaritado a prova teórica!

Aproveite e saiba agora tudo sobre a validade da carteira de motorista!