google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA
 

DUDA de CNH definitiva: existe alguma diferença?

Pagar o DUDA de CNH definitiva é a primeira obrigação de um condutor que acaba de completar seu primeiro ano como habilitado. É o pagamento dessa taxa que garante a passagem da Permissão Para Dirigir (PPD) para o documento de habilitação em caráter permanente.

Se você está planejando se habilitar e tem dúvidas sobre esse processo, então está lendo o conteúdo certo. Aqui, você terá informações necessárias para que consiga a sua sonhada carteira de motorista definitiva e, assim, ter mais autonomia e até oportunidades de trabalho.

Vamos em frente?


O que é CNH definitiva?

A Carteira Nacional de Habilitação definitiva é, na verdade, o documento que resulta da primeira renovação de habilitação. Nesse caso específico, ela deve ser emitida depois de 12 meses após o condutor obter aprovação no exame prático e, assim, conquistar sua PPD.

Acontece que, nesse primeiro ano, o motorista é submetido a uma espécie de estágio probatório, no qual deverá apresentar boa conduta ao volante. Esse bom comportamento é comprovado pela não incidência de infrações de trânsito.

Você sabe que, no sistema brasileiro, um condutor pode ter sua habilitação suspensa ou cassada caso ele cometa infrações de trânsito e, com isso, acumule mais de 20 pontos.

No caso do motorista portador da PPD, esse limite cai para apenas 4 pontos. Ou seja, ele não pode cometer infrações graves, gravíssimas ou ser reincidente em infração média.

Se isso acontece, ele perde o direito à ter a CNH definitiva, devendo se submeter a um novo curso de formação de condutores e passar por um novo período de experiência.


Onde pego minha CNH definitiva?


Caso você consiga cruzar o primeiro ano como habilitado sem multas (parabéns!), então estará apto a renovar sua carteira e, assim, pegar a CNH “oficial”.

Como você agora já sabe, o primeiro passo é pagar o DUDA de CNH definitiva que, hoje, está custando R$ 150,34. Uma vez que a taxa estadual seja paga, é hora de marcar a renovação no site do Detran-RJ ou pela Central de Atendimento, nos números abaixo nos horários de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 18h:

  • 0800-020-4040 (serviço gratuito somente para o interior);

  • 3460-4040 (Região Metropolitana).

Considere que nem sempre será possível agendar a renovação em um posto mais perto da sua casa, já que é possível que ele esteja lotado, dependendo da data. Sendo assim, esteja preparado para, se necessário, realizar o procedimento em um posto mais afastado. O mais importante é ter a carteira na mão, certo?


Como fazer para sair da PPD?


Na teoria tudo é muito simples mas, será que na prática é mesmo uma moleza sair da permissão? Bom, isso vai depender, em primeiro lugar, do seu desempenho nas aulas práticas e, principalmente, nas lições teóricas. Afinal, é nelas que o recém habilitado forma a base de conhecimento sobre legislação e sinalização que o permitirá evitar multas.

É por isso que digo sempre para meus alunos que o DUDA de CNH definitiva não é a parte mais difícil no processo de mudança da PPD para a CNH. O principal é manter um comportamento padrão ao volante no primeiro ano, fase em que a falta de prática pode levar a cometer infrações.

Para aprender com os melhores profissionais e aumentar suas chances de pegar a CNH definitiva, seja Padrão. Agende sua habilitação online agora mesmo!