google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA
 

Os riscos de uma habilitação comprada

Certamente você já deve ter ouvido falar que é possível ter uma habilitação comprada, certo? Esse é um dos muitos jeitinhos que brasileiros encontram para "facilitar" sua vida. Na verdade, comprar uma CNH não torna a vida de ninguém mais fácil, muito pelo contrário.

Veja a seguir porque você deve fugir de autoescolas que prometem habilitação em tempo recorde e as vantagens de tirar a carteira de motorista dentro dos procedimentos legais!

As consequências legais de dirigir sem CNH

Habilitação comprada
Habilitação comprada

A fiscalização realizada pelos órgãos de controle costuma ser bastante rigorosa, quando flagra pessoas dirigindo com documento de habilitação falso. Por mais que se tenha tirado a CNH com a ajuda de uma autoescola, nada muda o fato de que trata-se de uma falsificação, ou seja, um registro improcedente.

Não são poucos os casos em que pessoas são presas, por estarem conduzindo veículos sem habilitação. Trata-se de crime previsto no Código Penal Brasileiro, cuja pena pode chegar a até 2 anos de reclusão. Portanto, achar que uma habilitação comprada é um facilitador é um tremendo engano, a não ser que a intenção seja passar uma temporada no presídio. Aí sim, temos um facilitador e tanto!

O risco de perder o dinheiro

Veja a questão por outro lado agora. As autoescolas que oferecem a possibilidade de tirar habilitação comprada operam sempre à margem da lei, certo? Isso significa que elas vão receber o seu dinheiro e, em seguida, darão um jeito de burlar os registros de frequência de aulas, para que o processo corra mais rápido.

Ok, até aí, tudo seria perfeito. A complicação começa quando, em meio às "engenharias" para fraudar o Detran, as autoescolas que oferecem essa alternativa fraudulenta tentam extorquir os alunos, exigindo mais pagamentos para comprar agentes e outros pretextos.

Como é tudo feito à margem da lei, não há garantias. Assim sendo, é muito grande o risco de perder o dinheiro investido, afinal, onde seria possível fazer queixa ou reclamar?

As vantagens de tirar CNH dentro da lei

Como você acaba de ver, tirar uma carteira de motorista fora da lei é uma tremenda furada. Além do risco de ir para a cadeia ou de perder todo o dinheiro investido, o motorista não habilitado é um potencial causador de acidentes. Pessoas, animais e o patrimônio de terceiros estarão em perigo, em função da presença de motoristas que burlam a lei, apenas para ter a sensação de que ganharam tempo.

Todo esse período que deixou de passar nas aulas e aprendendo as técnicas de direção será perdido, caso seja detido. Ou seja, os 3 meses dentro da autoescola podem se transformar em até 2 anos dentro de um presídio.

Habilitar-se dentro do que diz a lei garante não apenas a tranquilidade ao dirigir, mas a das pessoas que participam do trânsito. Conduzir um veículo é um ato que envolve muitas pessoas ao mesmo tempo, portanto, é também exercitar a cidadania e o convívio civilizado.

A ideia de uma habilitação comprada pode ser bastante atraente no começo, mas em geral a experiência desse tipo de infração é bastante negativa.

Seja um condutor Padrão, habilite com quem têm experiência e transparência!