google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA
 

Multa com radar escondido falsa, não caia nesse golpe!

A multa com radar escondido é uma das mais novas formas que estelionatários encontraram para aplicar golpes. O procedimento consiste em forjar uma multa, que pode ser por excesso de velocidade e até falta de cinto de segurança. É feita uma foto real, no momento em que o veículo da vítima está trafegando normalmente.Em seguida, por meio de contatos no Detran, é confeccionada uma multa falsa, com a guia para pagamento.

Você já ouviu falar deste golpe ou conhece alguém que tenha sido enganado?


Multa de radar cai na hora no site do Detran?

Multa radar escondido
Multa radar escondido

É importante saber que uma multa não pode ser imediatamente detectada no site do Detran. O procedimento normal é, de fato, o envio de correspondência para o endereço do condutor ou do proprietário do veículo. Isso porque os criminosos que aplicam o golpe da multa com radar escondido mandam para a residência da vítima uma notificação para pagamento, semelhante à do Detran.

Naturalmente, por saber que passou naquele local em que a multa falsa foi aplicada, o motorista entenderá que excedeu o limite. Na dúvida, e sem saber que não houve infração, faz o pagamento para se ver livre da penalidade.


Como fazer para saber se a multa é falsa?


A característica principal de uma multa com radar escondido falsa é que a primeira correspondência recebida não é uma notificação, mas sim um boleto de pagamento. Os valores são, em geral, mais baixos do que os praticados pelo Detran, para que a vítima se sinta estimulada a pagar.

Também é importante atentar para o tipo de multa aplicada. Radares móveis existem para detectar infrações de velocidade, portanto, se uma multa aplicada por foto acusar falta de cinto de segurança ou mesmo estacionamento proibido, certamente se trata de uma fraude.

Outra característica fundamental à qual você deverá prestar atenção ao órgão que aplica a suposta multa. Apenas o Detran de Brasília tem competência para aplicar multas por radar. Em outras cidades e estados, esta é uma exclusividade das prefeituras, e apenas no perímetro urbano. Fora das áreas urbanas, somente órgãos de controle rodoviário tem o poder de aplicar multas por radar, como as polícias militares, Polícia Rodoviária Federal e o próprio DNIT.

O mais importante é que a multa não seja, sob hipótese alguma, paga sem antes fazer uma consulta no site do Detran ou no Renavam do veículo. Por fim, o procedimento normal é sempre o envio de uma notificação, para que o condutor possa, se for o caso indicar o real infrator ou entrar com recurso. Essa notificação jamais será enviada com um boleto para pagamento.


Posso dar queixa na delegacia?


A grande dificuldade do golpe do radar é justamente saber quem o aplicou, o que dificulta a ação da polícia e o próprio registro de ocorrência em delegacia. Sendo assim, o mais indicado é ficar atento a toda e qualquer multa com radar escondido que venha a ser enviada com boleto para pagamento. Nunca pague de primeira e denuncie sempre à corregedoria do Detran tão logo puder.

Quer saber como defender seus direitos e exercer ainda melhor a cidadania? Veja o que significa IPVA autuado agora mesmo!