google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA
 

O que reprova no teste prático do Detran?

Uma das dúvidas mais recorrentes entre os alunos no Curso de Formação de Condutores é o que reprova no teste prático do Detran.

De fato, se considerarmos as altas taxas de reprovação de algumas autoescolas, veremos que, em muitos casos, há desconhecimento sobre os procedimentos básicos na hora H.

Falha na formação? Pode ser. No entanto, muitos fatores influem para a aprovação ou não no teste prático, alguns deles de controle exclusivo do candidato a motorista. Por isso, quero te convidar para prosseguir na leitura deste artigo, em que vou contar mais sobre os fatores que podem levar à temida reprovação e o que fazer para evitá-la. Boa leitura!


O que é teste prático do Detran?

O que reprova no teste prático do Detran
O que reprova no teste prático do Detran

O teste prático do Detran é a etapa final do processo de formação de condutores. Nele, todos os conhecimentos teóricos e práticos assimilados ao longo do CFC são testados. O objetivo é avaliar se o candidato desenvolveu a perícia necessária no comando de um veículo e se ele sabe aplicar na prática as regras de circulação.

Sendo assim, o manual do teste prático do Detran RJ estipula, em seus artigos 26 e 27, as regras básicas para a aplicação do teste prático:

Art. 26. Antes de iniciar o exame, um dos examinadores devolverá a identidade ao candidato, mostrará a ele o espaço do balizamento e solicitará que o mesmo

entre no veículo, se prepare, e avise a um dos examinadores designados para avaliá-lo, tão logo esteja pronto, para que possa começar o exame.

Art. 27. O exame de direção para as categorias “B”, “C”, “D” e “E” deverá ocorrer em via pública, devendo ser feito nas etapas e ordem abaixo:

I – estacionar em vaga delimitada por balizas removíveis;

II – conduzir o veículo em via pública, urbana ou rural.

Ainda, conforme a alínea I do artigo 28, o candidato terá o total de 3 minutos para finalizar as manobras previstas. Ou seja, extrapolar o tempo máximo é um dos fatores eliminatórios e o que reprova no teste prático do Detran caso seja descumprido.


Quando deve ser feito?


De acordo com o Manual do Aluno CEFAC Padrão, o tempo máximo para conclusão do processo de habilitação é de 12 meses. Durante esse período, você poderá concluir o curso teórico, com carga horária de 45 horas/aula e as 20 aulas práticas para enfim realizar o teste prático.


O que fazer no teste prático do Detran?


A pergunta que abre este tópico também é recorrente entre nossos alunos. Sempre respondo que a primeira coisa a ser feita é seguir fielmente as orientações do professor. Ele tem experiência suficiente para apontar o que deve e o que não deve ser feito.

Além disso, é importante manter a calma, até mesmo porque é permitido perder até 3 pontos por erros. A reprovação só é instantânea caso o candidato cometa algum erro penalizado com a perda de 4 pontos. Entre eles estão desobedecer a sinalização de parada obrigatória e não conseguir fazer a baliza em 3 tentativas.

Então, ficou claro para você o que reprova no teste prático do Detran? Essa é uma etapa decisiva, por isso, muita calma nessa hora, siga sempre seu professor e as suas chances de aprovação serão sempre muito altas!

Quer ficar ainda mais por dentro? Veja o que você pode dirigir com a habilitação AB!