google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA
 

Pontos na carteira de habilitação RJ: o que você precisa saber

Uma pesquisa por pontos na carteira de habilitação RJ no Google vai levar você, primeiramente, aos portais do Detran para a consulta à pontuação acumulada. Mas você sabe o que isso significa exatamente, seus direitos, deveres e o que está para mudar?

Pois é, o ano de 2019 tem sido de muitas mudanças nas regras para se habilitar e de conduzir veículos automotores. Uma delas, se entrar em vigor, deverá mudar a quantidade de pontos necessária para ter o direito de dirigir suspenso ou cassado.

Vem comigo que no caminho te explico o que realmente deve mudar!


Onde consultar pontos na carteira de habilitação?

Pontos na carteira de habilitação RJ
Pontos na carteira de habilitação RJ

A consulta de pontos na carteira de habilitação é o primeiro passo para saber como proceder. Afinal, se você ainda estiver longe de atingir os atuais 20 pontos, provavelmente algumas poucas medidas de conscientização bastarão.

No entanto, para motoristas que se expõem muito à fiscalização, em especial a eletrônica, vale fazer uma consulta periodicamente, bastando para isso acessar o site do Detran-RJ. Para isso, você deverá ter já em mãos o número do seu CPF e, claro, o número da CNH. Preencha os campos e veja que infrações foram cometidas e quantos pontos cada uma representou no seu prontuário.

Para quem ainda não é habilitado, é importante conhecer esses limites, já que, hoje, mais de ⅔ das infrações de trânsito são graves ou gravíssimas. Isso aumenta bastante as chances de chegar ao limite de 20 pontos que determina a suspensão do direito de dirigir.


O que mudou na carteira de habilitação?


A propósito, essa desproporção de infrações que podem levar facilmente a atingir os 20 pontos na CNH motivou o governo a mudar as regras. Por isso, acaba de ser entregue um Projeto de Lei (PL), no qual está prevista uma mudança significativa: em vez de 20, o limite para suspensão da CNH passaria para 40 pontos. Ou seja, o dobro de pontos na carteira de habilitação RJ atuais.

Outra medida que consta no PL é o aumento do prazo de validade da Carteira de Motorista. Assim, se aprovado, os 5 anos vigentes também dobrariam, passando para 10 anos o tempo de expiração do documento. Além dessa, uma outra mudança na lei prevê uma sanção mais branda para motoristas que não transportarem crianças em cadeirinhas. Dessa forma, a atual multa de R$ 293,47 passaria a ser uma advertência.

Por fim, os motociclistas também terão novas regras se esse PL for aprovado. Segundo o texto original, deixará de ser obrigatório o uso de óculos e viseiras de proteção.


Quando os pontos da carteira de habilitação zeram?


Seja como for, o prazo para a retirada dos pontos acumulados na CNH permanece de um ano. Por exemplo, se você levar uma multa por infração gravíssima em 12 de julho de 2019, terá computado um total de 7 pontos. Se até a mesma data de 2020 você não cometer mais nenhuma infração, então terá sua habilitação “zerada”.

De qualquer forma, pontos na carteira de habilitação RJ devem ser frequentemente monitorados, afinal, nunca se sabe quando e onde um radar poderá estar. Quanto antes você souber de uma multa aplicada, mais tempo terá para entrar com um recurso!

Gostou do artigo? Aproveite para saber agora se a carteira de motorista ficará mais barata!