google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA
 

Posso pagar o duda pelo celular? Entenda o que fazer!

Entenda como pagar o DUDA pelo seu celular e ganhe tempo antes de tirar sua CNH!


Posso pagar o DUDA pelo celular? Essa é uma dúvida bastante recorrente entre candidatos a motorista, principalmente com a expansão dos serviços virtuais por causa do coronavírus.

Mas, como tudo na vida, uma pergunta leva a outra e, nesse caso, é preciso avaliar outras questões inerentes à matrícula em uma autoescola.

Em outras palavras: não basta apenas saber se o DUDA pode ser pago pelo celular sem antes entender, por exemplo, como fica a questão do início do curso e a sua validade.

É para esclarecê-las que a gente preparou esse conteúdo que você pode ler em menos de cinco minutos. Se está em seus planos tirar habilitação, não deixe de acompanhar até o fim.


Afinal, o que é o DUDA e para que ele serve?


Posso pagar o DUDA pelo ceular?
Posso pagar o DUDA pelo celular?

O Documento Único de Arrecadação, mais conhecido como DUDA, é a taxa cobrada pelo Detran-RJ, a título de remuneração, para garantir a prestação de serviços de habilitação.

Ele é regulamentado por uma série de normas, as portarias, publicadas pelo Detran e divulgadas em Diário Oficial e no site do órgão de trânsito fluminense.

Vale sempre lembrar que, uma vez pago, ele é válido pelo período de 5 anos, conforme os termos da Portaria Pres-Detran-RJ Nº 2.638/01. Então, se você pagá-lo no dia 1 de janeiro de 2021, poderá se matricular em uma autoescola até a mesma data no ano de 2026.

Caso esse prazo expire, será necessário pagar um novo DUDA. Segundo o Detran, hoje o DUDA para primeira habilitação custa R$ 313,39 e o de reexame (caso o aluno não consiga aprovação no exame prático) sai a R$ 117,14.


Saiba como baixar carteira de motorista no celular!


Como obter a devolução do DUDA?


Outra questão bastante recorrente entre as pessoas que nos procuram aqui no CEFAC Padrão é se seria possível fazer a matrícula no curso de formação sem pagar DUDA.

Como você agora já sabe, o Detran estipula o prazo de 5 anos para o vencimento do DUDA, sendo assim, ao longo desse período é facultada a matrícula em um CFC.

É possível até mesmo, se assim a pessoa desejar, obter a devolução do valor pago. Nesse caso, você poderá reaver o seu dinheiro, desde que não tenha se matriculado em nenhum curso ou tenha pago DUDA em duplicidade, como determina a Portaria Pres. DETRAN/RJ Nº 5453/2018.


Veja aqui como adicionar atividade remunerada na CNH RJ


Posso pagar o DUDA pelo celular?


Felizmente, os meios de pagamento eletrônicos e digitais evoluíram bastante e, hoje, até eu posso pagar o DUDA pelo celular normalmente, como qualquer outra conta.

Para isso, existe a opção de pagá-lo como um boleto normal pelo seu internet banking, desde que esteja na data de vencimento.

Mesmo sendo um documento emitido pelo Banco Bradesco, é possível fazer o pagamento do DUDA por outros bancos sem problema algum. Esse pagamento pode, inclusive, ser feito pela conta de terceiros.

Claro que, em alguns casos, a pessoa pode não ter muita prática em utilizar aplicativos bancários e é por isso que apoiamos nossos alunos fazendo o pagamento do DUDA em nossa secretaria. Afinal, no CEFAC Padrão nossa vida é facilitar a sua, sempre!


Por falar em facilitar, aproveite para agendar online o seu curso de formação sem qualquer custo adicional!