google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA
 

Qual é a carteira de motorista para dirigir van? Seja um motorista profissional!

Saber qual carteira de motorista para dirigir van é a primeira medida que pode ajudar a garantir uma renda estável e um emprego relativamente seguro. Afinal, com taxas de desemprego e subemprego ainda elevadas, é preciso encontrar alternativas que garantam alguma segurança econômica. Nesse sentido, trabalhar como motorista é uma saída.

Veja neste artigo do que você precisa para se tornar um verdadeiro condutor profissional. Desde a matrícula no CFC para tirar a primeira habilitação até a mudança de categoria, há todo um percurso a ser cumprido até a profissionalização. Vamos em frente?


Carteira de motorista B, o primeiro passo

Qual carteira de motorista para dirigir van
Qual carteira de motorista para dirigir van

Para ser um motorista profissional de verdade, a primeira etapa a ser vencida é a conquista da habilitação categoria B. Ela permite que você conduza carros de passeio de até 3,5 toneladas, portanto, é como se fosse a sua porta de entrada para uma carreira como condutor remunerado.

Ou seja, além de conhecer qual carteira de motorista para dirigir van, você precisará antes tirar a sua CNH para conduzir carro. Nessa hora, conte com o CEFAC Padrão, a sua auto escola em Realengo. Nossos professores são treinados com técnicas que vão te dar a base necessária para, no futuro, tirar a sua habilitação profissional.


Requisitos para tirar carteira de motorista para van


Uma vez que você conclua o CFC aqui, na autoescola Padrão, precisará preencher as exigências do Detran para fazer a chamada “Mudança de Categoria”. Consiste no procedimento no qual sua habilitação B passa para as categorias C, D ou E. Para tanto, você precisará ter um tempo mínimo como condutor habilitado e, no caso das categorias D e E, idade mínima de 21 anos.

Assim sendo, de acordo com o Detran-RJ, é possível fazer a mudança passando da categoria:

  • "B" para "C" - depois de ter completado um ano na categoria "B";

  • "B" para "D" - depois de ter completado dois anos na categoria "B";

  • "B" para "E" - mudança não permitida;

  • "C" para "D" - depois de ter completado um ano na categoria "C";

  • "C" para "E" - depois de ter completado um ano na categoria "C".

Além disso, são exigidos os seguintes exames, fora o pagamento de DUDA:

  • médico;

  • psicológico, para quem deseja exercer atividade remunerada;

  • prova de atualização, se necessário;

  • exame de direção.

As possibilidades no mercado de trabalho


Claro que, com a habilitação B você já pode exercer atividade remunerada, como dirigir para aplicativos como Uber, 99 Táxis e outros. Contudo, uma habilitação profissional abre muito mais portas para um emprego que apresenta salário relativamente acima da média. De acordo com o site Glassdoor, um motorista de ônibus no Rio de Janeiro, em 2019, ganha cerca de R$ 2.500,00 por mês.

Perceba, ainda, que você poderá se especializar em outros tipos de atividade com habilitação profissional, desde que tenha o curso de especialização necessário. São elas:

  • transporte de passageiros;

  • operador de empilhadeira;

  • transporte de cargas perigosas (MOPP),

  • veículos de emergência.

Se você ficou interessado, o SEST-SENAT oferece cursos livres para quem quer se especializar assim que a Mudança de Categoria for concluída. Agora que você sabe qual carteira de motorista para dirigir van, está em suas mãos tomar a decisão. Seja ela qual for, conte com a Padrão para dar os seus primeiros passos!

Aproveite e saiba agora tudo sobre a validade da carteira de motorista!