google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA
 

Reaproveitamento Detran RJ: como funciona?

Conhecer o processo de reaproveitamento Detran RJ como funciona e o que fazer caso você venha a não conseguir aprovação no exame prático é fundamental. Em primeiro lugar, por ser um direito seu e, não menos importante, porque assim você evita todos os custos inerentes à primeira habilitação.

Eu quero te explicar de que forma o chamado reaproveitamento de curso é solicitado, o que está envolvido, prazos, taxas e muito mais. Aproveite a oportunidade, a leitura desse artigo não leva nem 3 minutos e pode te ajudar a economizar uma boa grana!


O que é o reaproveitamento de curso?


O aproveitamento de curso, como é denominado pelo Detran RJ, consiste em uma nova tentativa a que todo aluno de CFC tem direito caso não consiga se habilitar “de primeira”. Isso vale para todas as categorias possíveis para a primeira habilitação, ou seja, ACC, A, B ou AB.

Significa que, depois de uma reprovação, você poderá fazer novas aulas práticas sem a necessidade de frequentar o curso teórico nem de fazer uma nova prova de múltipla escolha. Bastará escolher uma autoescola credenciada pelo Detran, pagar os valores relativos à matrícula, carro exame, assessoria e recomeçar.

Depois disso, você só precisará fazer a quantidade de treinos que a autoescola julgar necessária para que você chegue ao exame prático com chances de aprovação. É o momento de revisar as técnicas aprendidas junto ao professor e se o conhecimento da parte teórica foi de fato assimilado.

Portanto, é possível que você tenha que fazer apenas 5 aulas, como pode ser necessário até mais. Tudo vai depender da perícia ao volante adquirida, da sua capacidade de aprender e, claro, da sua determinação. Veja, por exemplo, o caso da aluna que tentou 26 vezes até conseguir se habilitar. Um excelente história para se inspirar, não?


Quanto é o Duda para reaproveitamento?


O reaproveitamento Detran RJ como funciona da mesma forma que um procedimento de habilitação, exige o pagamento do respectivo Documento Único do Detran de Arrecadação, mais conhecido como Duda.

No site do Bradesco, você deverá marcar “Habilitação” e na caixa de texto, selecionar a opção “2020 - REPROVAÇÃO/FALTA NO EXAME TEÓRICO/CRCI”. Escolha o formato do boleto, se em PDF ou imagem e, em seguida, faça o pagamento. O valor do Duda para reaproveitamento no Detran-RJ, hoje, é de R$ 112,38 (valor atualziado em março/2020).


Qual o prazo máximo para solicitar?


O ponto mais importante para o qual você deve atentar se for necessário o reaproveitamento é o prazo. Já vi muitos casos, aqui no CEFAC Padrão, de pessoas que ignoraram o limite para solicitar reaproveitamento de curso e, por isso, tiveram que amargar e perda de todo o valor investido.

Sendo assim, conforme as Portarias do DENATRAN nº 15/2005 e nº 429/2011, o prazo máximo para pedir o aproveitamento de curso é de 12 meses após a abertura do processo. Se após esse prazo você deixar de exercer seu direito ou não conseguir aprovação, então será necessário refazer todo o curso, tanto na parte prática quanto na teórica.

E aí, ficou totalmente esclarecido o reaproveitamento Detran RJ como funciona e o que deve ser feito? Fique atento ao período máximo de solicitação e, caso ainda esteja em tempo, venha para a Padrão para dar continuidade ao sonho de dirigir!

Faça o seu reaproveitamento no CEFAC Padrão, temos preços promocionais!