google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA
 

Chegou a hora de fazer a renovação de CNH. E agora?

A renovação de CNH é o procedimento previsto em lei, por meio do qual o condutor habilitado renova pelo período legal o seu direito de dirigir. No Brasil, a carteira de motorista categoria A e B tem prazo de validade, portanto, você deverá comprovar periodicamente que continua apto para conduzir um veículo automotor.

Renovação de CNH
Renovação de CNH

Há pessoas habilitadas que deixam de renovar a CNH, o que as deixa inseguras quanto ao que precisa ser feito. Para tirar essa e outras dúvidas, continue na leitura, vamos revelar tudo o que você precisa saber!

O que acontece se não renovar habilitação?

Depois que você é aprovado no exame prático, é emitida uma permissão para dirigir, válida por um ano. Nesse período, se você não perder mais de 4 pontos em seu prontuário, poderá enfim fazer a sua primeira renovação de CNH.

No entanto, caso você deixe de fazer, poderá continuar dirigindo com a sua CNH vencida pelo prazo de 30 dias. Após esse período, caso seja flagrado pela autoridade de trânsito conduzindo veículos, o condutor com habilitação fora da validade será multado por infração gravíssima.

Perderá, portanto, 7 pontos na CNH, por infringir o artigo 259 do Código Brasileiro de Trânsito. Deverá ainda pagar multa no valor de R$ 293,47 e o veículo ficará retido, até que se apresente um condutor habilitado para conduzi-lo.


Qual o prazo de validade da CNH?

Ao lado do número de registro, fica o prazo de validade da CNH

Para condutores de até 65 anos, a renovação deve ser feita de 5 em 5 anos, a partir da data da emissão da habilitação definitiva ou da inclusão de categoria. Se maior de 65 anos, o prazo estipulado por lei é a cada 3 anos.


Como renovar carteira de motorista?


O processo para renovar a CNH é relativamente simples. Tudo começa com o pagamento do Documento Único de Arrecadação (DUDA), que pode ser emitido no site do Detran-RJ, nos caixas eletrônicos do Bradesco ou pela internet. O valor para a renovação de CNH é de R$ 139,30.

Você precisará ainda apresentar a sua CNH vencida, além de uma cópia do comprovante de residência. Caso o comprovante esteja em nome de outra pessoa, você deverá apresentar documento que comprove o seu parentesco, por exemplo, certidão de nascimento ou de casamento.

Depois de reunir os documentos e pagar o DUDA,é hora de agendar o serviço junto ao Detran-RJ. O serviço é feito pelo site ou pelos telefones 0800-020-4040 para o interior do estado ou 3460-4040, para quem mora na capital. A ligação pode ser feita de segunda a sexta, das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 18h.


Minha habilitação é antiga, que devo fazer?


Para quem tirou habilitação antes de 1998, o Detran-RJ prevê uma prova de atualização para emitir uma nova CNH. Trata-se de uma prova teórica, nos mesmos moldes da prova aplicada para primeira habilitação. No mais, você deverá seguir exatamente os mesmos procedimentos já descritos para renovação de habilitação.

Se é seu caso, faça contato com o CEFAC Padrão, para saber como se preparar para fazer renovação de CNH vencida há muito tempo.

Achou esse artigo útil? Compartilhe em suas redes sociais, é de graça e você ainda pode ajudar quem precisa!