Tirar a CNH é um processo que leva algum tempo e envolve a realização de testes de diversos tipos. É aqui que a “porca torce o rabo”, já que não sabe se o simulador da auto escola reprova ou não.
Isso porque uma reprovação no exame teórico ou prático faz todo sentido, já que indicam que o aluno ainda precisa melhorar seus conhecimentos na direção ou na legislação e sinalização.
Mas, e quando o desempenho nas aulas em simulador de trânsito é abaixo do esperado, como fica?
É isso que quero responder neste artigo que você começa a ler. Aproveite, é uma leitura muito rápida e que pode fazer a diferença antes de fazer a sua matrícula em um curso.
O que é simulador na autoescola?
Não é novidade para ninguém que o trânsito brasileiro é um dos que mais gera mortes e acidentes em todo o mundo. Isso tem a ver com a falta de educação de alguns motoristas e, nesse aspecto, as autoescolas precisam assumir uma parte da responsabilidade pelos número ruins.
Pensando nisso, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), instituiu, pela Resolução nº54/2015, a obrigatoriedade de aulas em simulador de trânsito para primeira CNH. De acordo com essa norma, são previstas 5 horas/aula no aparelho, nas quais o objetivo é auxiliar o aluno a desenvolver a perícia antes de começar as aulas práticas.
Sendo obrigatório, o simulador da autoescola reprova, ou seja, se o aluno não concluir os módulos com aproveitamento, fica impedido de avançar no curso de formação.
O simulador da autoescola vai acabar?
Acontece que, desde o início, o processo de implementação do simulador de trânsito vem se notabilizando por uma verdadeira montanha-russa. Não foram poucas as decisões de órgãos de justiça, ora a favor, ora contra a obrigatoriedade desse dispositivo em autoescolas.
Em 2019, por decisão do presidente Jair Bolsonaro, foi publicada a Resolução nº 778, de 2019, do Contran, segundo a qual o simulador de trânsito passa a ser facultativo. Guerras jurídicas à parte, o fato é que hoje, pelo menos no Rio de Janeiro, o simulador é facultativo, logo, só é feito se o aluno manifestar vontade em realizar as aulas.
Cabe ressaltar que, se optar por fazer o aprendizado no simulador de direção, o aluno vai estender seu curso em mais 5 aulas. Portanto, em vez das 20 aulas obrigatórias de direção, ele vai ter que realizar 25.
Fica a critério de cada um decidir, mas vale também destacar que o simulador pode ajudar principalmente condutores que têm medo de dirigir a se familiarizar com o volante. Se é seu caso, então avalie com cuidado, já que o simulador pode sim fazer alguma diferença.
Existe simulador de auto escola em download para PC?
Não sendo mais obrigatório, surge então uma nova demanda, que é a de alunos de autoescolas em busca de programas que rodem o simulador no computador. De fato eles existem mas, nesse caso, seriam de pouca utilidade, já que não têm o principal: a estrutura similar a de um carro.
Para finalizar, se o aluno optar pelas aulas, então precisará considerar que o simulador da autoescola reprova, caso não consiga o índice mínimo. É uma possibilidade remota, mas que deve ser colocada na balança, principalmente pela questão do tempo.
Seja você um condutor Padrão, agende sua CNH online agora mesmo!