google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA
 

Simulador de auto escola é obrigatório ou não? Saiba aqui

O simulador de auto escola foi instituído como método de ensino complementar de trânsito. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), entendeu que, com a sua implementação, os alunos poderiam praticar a direção de automóveis de passeio em condições mais seguras. Assim, espera-se ampliar o acesso à CNH, inclusive para as pessoas com amaxofobia, como é conhecido o medo de dirigir.

Se você quer saber tudo sobre o funcionamento dos simuladores de direção e como eles se inserem no Curso de Formação de Condutores (CFC), continue na leitura. Temos informações do seu interesse!

Simulador de auto escola é obrigatório

Simulador de autoescola é obrigatório?
Simulador de autoescola é obrigatório?

A lei que regulamenta o simulador de direção nas auto escolas, no estado do Rio de Janeiro, é a Portaria DETRAN/RJ Nº 4423. Em seu texto, fica claro que:

“Art. 16 - Será obrigatória a realização de aulas de simulador de direção veicular para os candidatos que iniciarem o processo de habilitação a partir de 01.01.2014, desde que se enquadrem nos casos previstos no § 1° do art. 1 desta Portaria.”

Entretanto, desde sua validação, o simulador vem sendo alvo de questionamento., principalmente por parte de donos de autoescolas em diversas regiões brasileiras. De acordo com essa parcela, a efetividade do simulador ainda não é comprovada, por isso, não deveria ser uma obrigatoriedade.

De fato, uma série de ações judiciais vêm dificultando a implementação do simulador, que já deixou de ser obrigatório por, pelo menos, duas vezes. Portanto, vale o que está escrito, ou seja, para obter a carteira de habilitação, você deverá passar pelo simulador de auto escola.

Como são organizadas as aulas

A quantidade de aulas necessárias para concluir a etapa do CFC relativa ao simulador também está prevista em lei. É disso que trata o artigo 6º, parágrafo segundo, da Portaria DETRAN/RJ Nº 4728:

“As 05 (cinco) horas/aulas obrigatórias em simulador de direção serão ministradas após a prova teórica e antes das aulas práticas de direção veicular.”

Por se tratar de uma exigência do Detran, a cobrança pelas aulas no simulador de auto escola é realizada à parte. Ao contrário do que se paga a título de matrícula, aulas teóricas e práticas, a taxa do simulador é controlada diretamente pelos departamentos de trânsito, cabendo às autoescolas apenas o repasse junto aos alunos.

Aprovação x reprovação

Como você agora já sabe, depois das 45 horas de aulas teóricas, é preciso passar pelas 5 horas no simulador para então seguir para as aulas práticas de direção.

A carga horária pode ser dividida de diversas formas, no entanto, em geral, organizam-se as aulas em 5 sessões de uma hora cada. Em cada uma delas, você deverá submetido a situações que deverá vivenciar no trânsito real.

Portanto, as aulas em simulador de auto escola, têm como objetivo principal antecipar procedimentos, técnicas e até riscos que você deverá correr quando estiver conduzindo um veículo de verdade.

Como em todas as etapas do CFC, se não tiver aproveitamento nos testes após as aulas no simulador, você não conseguirá aprovação, não podendo, assim avançar. Por isso, preste muita atenção às orientações do seu professor, afinal, sua habilitação depende de aprovação também no simulador de auto escola!

E se você procura por uma autoescola em Realengo que aumente suas chances de aprovação, não pense duas vezes. Faça agora seu agendamento online e venha ser Padrão!