google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA
 

Simulador de trânsito: você sabe por que é obrigatório?

O simulador de trânsito é uma das mais recentes inovações incorporadas no ensino de direção em autoescolas de todo o Brasil. Tornou-se obrigatório por força de lei, embora essa ainda seja uma medida polêmica e até alvo de ações judiciais.

Seja como for, o equipamento já é uma realidade e só o tempo dirá se realmente é eficaz ou não na prática de direção. E você, sabe como funciona e o que te espera antes de dar início ao seu processo de habilitação? Continue lendo para saber!


O que é o simulador de trânsito?


Quem gosta de jogos eletrônicos certamente deve ter jogado, pelo menos um vez, jogos de corrida de carro em que o jogador comanda um veículo em condições próximas do real. Há alguns que tem até pedal de embreagem, tamanha a semelhança com um carro de verdade!

Simulador de Trânsito

Nesses games, você guia um carro de corrida não pelo joystick, ou seja, há um volante a ser conduzido, o que aproxima realidade e ficção.

Com o simulador de trânsito, a ideia é parecida. Você é colocado em uma máquina muito parecida com os jogos eletrônicos. Nela, os comandos para conduzir o carro são iguais aos de um veículo comum. Na tela, você visualiza situações muito próximas do que vivenciaria na prática. Dirigir com baixa visibilidade, com chuva e até como se estivesse embriagado são algumas delas.

Desta forma, antes de ir para as aulas práticas, você aumenta a sua perícia, acelera o aprendizado e torna-se mais hábil inclusive para o exame final de direção. Não seria uma boa ideia?


Que lei obriga a fazer?


Na verdade, o simulador parece um game, mas sua aplicação nos cursos de formação de condutores não tem nada de brincadeira, pelo contrário. Instituído recentemente, no estado do Rio de Janeiro tem na Portaria DETRAN/RJ N° 4728, de 23 de dezembro de 2015, o mecanismo legal que o torna obrigatório.

Por outro lado, tal obrigatoriedade não foi instituída sem controvérsias. São inúmeras as ações judiciais Brasil afora, contestando a necessidade do simulador de trânsito. Os argumentos para embasar as ações vão desde a falta de estudos para atestar sua eficácia até o custo, proibitivo para muitas autoescolas.

De qualquer forma, se não for útil, pode-se dizer que o simulador de trânsito insere o novo condutor no ambiente de trânsito de forma lúdica. Ainda, pode ser uma alternativa para pessoas que sofrem de amaxofobia, o medo de dirigir.


Existe simulador de trânsito online?


Para tornar a vida de quem quer aprender a dirigir ainda mais fácil, já existem até aplicativos que levam direto para o seu celular a experiência em simulador. O mais baixado, hoje, é o VRUM Simulado Detran, disponível para sistemas Android e iOS.

Sendo assim, você tem mais uma opção para aprender sem riscos as técnicas de direção, pelo menos em situação virtual. E não se esqueça que somente uma autoescola credenciada pelo Detran-RJ tem permissão legal para ensinar pessoas não habilitadas a dirigir. Da mesma forma, só em um CEFAC você tem simuladores de trânsito disponíveis, dentro do que a lei determina, certo?

Gostou do artigo? Aproveite e leia agora o passo a passo para tirar a primeira habilitação!