google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA google-site-verification=DlPUxduZVoPOEB5b_QbJcG4cgTHg9-H-y1cDUQwxZuA
 

Quer saber o passo a passo para tirar primeira habilitação? Descubra aqui!

Tirar a primeira habilitação é um passo muito importante, afinal, com a CNH em mãos, um mundo de possibilidades se abre. Além da liberdade de ir e vir, uma carteira de motorista pode até significar um emprego. Diversas empresas exigem, entre as qualificações de seus funcionários, ser habilitado pelo menos para dirigir carro.

Tirar habilitação - autoescola em Realengo
Tirar habilitação - autoescola em Realengo

Se você tem dúvidas sobre os primeiros passos antes de se matricular em uma autoescola, continue lendo. Aqui estão as informações de que precisa para seguir adiante!


Primeira habilitação B: o começo de tudo


A “porta de entrada” para o universo dos condutores habilitados, em geral, é a carteira de motorista categoria B.

Trata-se de primeira habilitação que você deve centrar esforços para tirar. Com ela, você poderá dirigir veículos de 4 rodas, com peso de até 3,5 toneladas e capacidade para até 6 passageiros. Ou seja, é mais liberdade para você, seus familiares, amigos e pessoas a sua volta. É a melhor escolha, se você tem família, ou apenas quer passear com os amigos nos finais de semana. Os requisitos básicos são:

  • ter mais de 18 anos;

  • saber ler e escrever;

  • ter CPF e identidade.

Se você pensa em, futuramente, dirigir veículos pesados, vai precisar primeiro tirar a habilitação para carro. Sendo assim, é altamente recomendável investir na CNH B, considerando que até mesmo seu futuro emprego poderá depender dela.


Como fazer para tirar habilitação?


Todo processo para tirar habilitação segue um conjunto de regras que não podem deixar de ser observadas.

Aqui, cabe um parêntese: nunca faça matrícula em autoescolas que oferecem carteiras compradas. É um barato que sai muito caro, até mesmo porque a maioria delas só entrega o documento depois de tomar muito do seu tempo, já que procuram “sugar” o máximo de dinheiro possível do aluno “espertinho”.

Sendo assim, prefira seguir os procedimentos previstos em lei. Comece pagando o DUDA, cuja guia pode ser emitida pelo internet banking do Bradesco ou no site do Detran-RJ. Pague também o exame médico, e só então siga até a autoescola Padrão para fazer a sua matrícula.

O curso tem início com as aulas teóricas, ministradas em sala de aula. Nelas, você aprenderá sobre sinalização, primeiros socorros, meio ambiente, mecânica e regras de circulação. A carga horária é de 45 horas/aula.

Cumprida essa etapa, é hora de seguir para 5 horas/aula no simulador de direção, para só então fazer as 20 aulas práticas exigidas para se inscrever no exame prático.


Como tirar habilitação de moto


Caso você decida tirar sua primeira habilitação de moto, saiba que a carga horária e procedimentos são exatamente os mesmos previstos para carro. A diferença, evidentemente, fica por conta das aulas práticas, considerando que no exame de moto outras habilidades são avaliadas.

A CNH categoria A é indicada, por exemplo, para quem pensa em trabalhar com motofrete ou como mototaxista. São profissões que exigem destreza e conhecimento das leis de trânsito, além de cursos específicos de formação.

Agora que você sabe o que precisa para tirar habilitação, agende online agora mesmo a sua matrícula. Somos a autoescola em Realengo que é líder em aprovação. Venha ser Padrão, nossa vida é facilitar a sua!